Conteúdo


Aqui será implementado todo assunto estudado em sala de aula, para facilitar os alunos acharem cada tipo de conteúdo ensinado pelo docente.

LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

A lei da gravitação universal, proposta por Newton, foi um dos maiores trabalhos desenvolvidos sobre a interação entre massas, pois é capaz de explicar desde o mais simples fenômeno, como a queda de um corpo próximo à superfície da Terra, até, o mais complexo, como as forças trocadas entre corpos celestes, traduzindo com fidelidade suas órbitas e os diferentes movimentos.
Segundo a lenda, Newton, ao observar a queda de uma maça, concebeu a idéia que ela seria causada pela atração exercida pela terra. A natureza desta força atrativa é a mesma que deve existir entre a Terra e a Lua ou entre o Sol e os planetas; portanto, a atração entre as massas é, com certeza, um fenômeno universal.



LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

Sejam duas massas m1 e m2, em que d é a distância entre seus centros.


Segundo Newton, a força F de atração entre as massas tem sua intensidade dada por:
F = G. m1.m2
               d2
Onde G é denominado constante da gravitação universal, sendo seu valor expresso, no Sistema Internacional, por:
G=6,67 . 10-11 N . m2 . Kg-2
Podemos, ainda, enunciar a lei da gravitação universal do seguinte modo: Dois corpos se atraem gravitacionalmente com força cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre seus centros de massa.

 
OBSERVAÇÕES:
    1ª) A força gravitacional é sempre de atração
    2ª) A força gravitacional não depende do meio onde os corpos se encontram imersos.
    3ª) A constante da gravitação universal G teve seu valor comprovado experimentalmente por Henry Cavendish por meio de um instrumento denominado balança de torção.
Cavendish equilibrou duas esferas de massa m1 e m2 fixadas nas extremidades de uma barra horizontal a qual foi suspensa por um fio. Ao aproximar das esferas dois outros corpos de massa M1 e M2, também conhecidas, a barra horizontal girou devido à interação entre as massas, torcendo o fio de sustentação. Com os dados obtidos, Cavendish confirmou o valor da constante da gravitação universal.





Autoria: Gilberto Costa da Cruz
Fonte:  http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/lei-da-gravitacao-universal